Linfomas: O que você precisa saber
- Por: Dr Rodrigo Brum
- Categoria: Notícias
Os linfomas são um grupo de cânceres do sangue que se desenvolvem no sistema linfático, uma parte do sistema imunológico do corpo. Existem vários tipos diferentes de linfoma, mas os dois principais são o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin.
O que é o sistema linfático?
O sistema linfático é uma rede de vasos e glândulas por todo o corpo que ajuda a combater infecções e doenças. Ele é composto por linfonodos (pequenas glândulas em forma de feijão que produzem e armazenam células que combatem infecções) e vasos linfáticos (pequenos tubos semelhantes a veias que transportam a linfa, um líquido claro que contém glóbulos brancos).
O que é o linfoma?
O linfoma é um câncer que começa nas células do sistema linfático. A doença ocorre quando os linfócitos (um tipo de glóbulo branco) se tornam anormais e começam a se multiplicar de forma descontrolada. Essas células anormais podem se espalhar para quase qualquer outra parte do corpo.
Quais são os sintomas do linfoma?
Os sintomas do linfoma podem variar dependendo do tipo e estágio da doença, mas podem incluir:
- Inchaço indolor dos linfonodos no pescoço, axilas ou virilha
- Fadiga persistente
- Febre e suores noturnos
- Perda de peso inexplicada
- Coceira na pele
Como é diagnosticado o linfoma?
O diagnóstico de linfoma geralmente envolve um exame físico, exames de sangue e uma biópsia do linfonodo. Durante uma biópsia, uma pequena amostra de tecido é removida e examinada ao microscópio para a presença de células cancerígenas.
Como é tratado o linfoma?
O tratamento para o linfoma depende do tipo e estágio da doença, mas pode incluir quimioterapia, radioterapia, terapias-alvo, imunoterapia ou uma combinação destas. Em alguns casos, um transplante de células-tronco pode ser recomendado.
Conclusão
O linfoma é uma doença complexa com muitos subtipos diferentes, cada um com seu próprio conjunto de sintomas e opções de tratamento. Se você ou um ente querido foi diagnosticado com linfoma, é importante trabalhar com uma equipe de cuidados de saúde que tenha experiência no tratamento deste tipo de câncer. Com o diagnóstico e tratamento adequados, muitas pessoas com linfoma podem viver uma vida longa e saudável.
Compartilhe